Guincho reboque
Entre as estruturas acopladas, o guincho reboque é o que mais se destaca por sua desenvoltura, no momento de realizar resgates e remoções, principalmente pelo fato de ter força de tração suficiente, para levantar e rebocar veículos pesados e de grande porte.
O objetivo é realizar transporte de veículos de todos os tamanhos, com facilidade e segurança, sendo que o braço de reboque é fabricado especificamente para isso, facilitando de fato, remoções em situações emergenciais.
Praticamente, todas as remoções de ônibus, caminhões, tratores e outros veículos pesados, são feitas através de um guincho reboque, por se tratar da maneira mais efetiva e racionalizada de resolver a situação.
Acidentes próximos a desfiladeiros, lagos e pedreiras, onde o risco de desabamento é alto, alguns incidentes podem ocasionar verdadeiras tragédias, e muitas vezes, podem ser evitadas através de um serviço de resgate de qualidade.
É importante que exista um veículo com flexibilidade de movimentos, que possa se adequar à situação, auxiliando da melhor forma possível.
Na medida em que o tempo foi passando, esse modelo de transporte foi passando por aprimoramentos e inovações, até acabar se tornando no que apresenta maior desenvoltura. O braço pode ser controlado através de um controle com fio, ou até mesmo através de alavancas hidráulicas, que uma vez acionadas, proporcionam seus respectivos movimentos, com a maior segurança.
Movimentos firmes, com alta pressão de movimentos, auxiliam no resgate de maneira efetiva, utilizando o peso de maneira uniforme e constante, o que facilita os destombamentos, e o próprio processo de tração. Assim, quando um procedimento se inicia, ele irá manter a mesma força, a mesma pressão, e o mesmo ritmo até que o problema tenha sido solucionado.
A força do braço rebocador varia conforme sua atual condição, por exemplo, quando recolhido, pode suportar uma carga de até 19 toneladas, enquanto estendido, pode suportar até 9, com uma capacidade de tração de 95 toneladas.
A lança de resgate extensível, que se trata de uma alternativa de resgate, utilizada pelo veículo, proporciona uma capacidade de até 50 toneladas, enquanto o braço estiver recolhido, logo estendido, até 13 toneladas.
Cada cabo de aço que faz parte do procedimento de remoção, ou seja, cada um é compatível com seu respectivo gancho giratório, que podem suportar de 10 a 30 toneladas.
Portanto, indiferente do peso do veículo a ser removido, o guincho de reboque é o mais indicado para qualquer tipo de situação, podendo atender áreas rurais e públicas.